Mãe empreendedora: Livro Contábil, você sabe o que é?
/Livro contábil (anotações contábeis): O básico para blogueiras e empreendedoras.
Por onde começar?
Antes que você pare de ler por aqui, prometo que é muito importante, é chato (MUITO CHATO MESMO!), mas é uma peça muito importante para alcançar sucesso!
Todo blogueiro e empreendedor necessita se importar com as movimentações financeiras do seu negócio. Se você quer que isso se torne sua fonte de renda, você precisa tratar isso com seriedade, é um negócio, trate como uma empresa desde o início. Mesmo que você tenha começado agora e ainda não esteja ganhando dinheiro, deixe tudo organizado para quando começar a ganhar já ter um sistema implantado.
Se você começar antes de ganhar dinheiro de fato, você estará melhor preparado para sucesso financeiro e isso vai lhe poupar MUITA dor de cabeça depois, quando o dinheiro estiver entrando.
Se você é autônoma e trabalha sozinha, suas financias não serão complicadas. Basta não fazer corpo mole.
Crie uma conta bancaria separada
Para cobranças e pagamentos relacionados ao seu novo empreendimento o ideal é ter uma conta que movimente esse dinheiro, SOMENTE ESSE DINHEIRO. Não misture pessoal e trabalho, isso é o que torna a organização complicada.
Se você recebe pagamento online você pode usar contas como Pagseguro ou PayPal. Não é necessário usar uma conta num banco tradicional. Busque pelas melhores taxas.
Se você trabalha com maquina de cartão de crédito, recomendo usar a SUMUP. De todas que eu pesquisei é que tem as melhores taxas para parcelamentos. (Clique aqui para ganhar 5% de desconto para comprar uma SUMUP)
Registre receitas
Essa parte é o que vai tornar suas anotações de receitas precisas. Especialmente quando você for declarar imposto de renda.
Sempre que receber dinheiro, documente! É a forma mais fácil de manter tudo registrado e compatível com o que está no banco.
CUIDADO: Nem tudo é receita.
RECEITA: Qualquer dinheiro pago pela realização de um trabalho (o que você vende). Se você vende bolos, sessões de coach, fotografias, enfim, receita é o dinheiro que você recebe de um cliente pela realização do serviço contratado.
O que não é receita:
Dinheiro que você transfere para a conta do seu negócio não é receita, é INVESTIMENTO;
Empréstimo que tenha feito, não é receita;
Reembolsos recebidos, não são receitas;
Resumindo: é imprescindível registrar o dinheiro que você ganhou com o seu trabalho.
DICA PRO: Registre receitas somente quando você recebê-las de fato. É um pouco confuso quando se lida com receita de publicidades ou programas de afiliados que tem política de 30 dias para pagar. Porem, na maioria dos casos você deve registrar receitas e despesas somente quando há movimentação do dinheiro. No seu caso: quando entrar ou sair da conta bancária.
Registre suas despesas
Você deve registrar e anotar o máximo de despesas relacionadas ao seu negócio. Somente assim saberá se está gerando lucro ou prejuízo.
Assim como as receitas, é necessário anotar as despesas assim que o dinheiro sair do banco. E tenha cuidado de anotar a despesa real.
Exemplos de despesas:
Publicidades - postagens promocionadas em redes sociais, campanhas;
Subcontratação de mão de obra - assistente virtual, gerente de redes sociais, designers, programadores;
Consultoria profissional - advogado, contador, coach, consultor;
Despesas fixas - hospedagem do website, mensalidade de software, energia, aluguel, internet, papel;
Viagens - custos de viagem a trabalho, para conferencias, eventos profissionais;
Alimentação - levar clientes para jantar, tomar café, qualquer gastos com alimentação relacionado ao trabalho;
Educação e treinamento - cursos, livros, webinar;
Taxas e juros de transações - cobranças para aceitar pagamentos online ou parcelados;
Comissões - programas de afiliados que você aceite;
Tudo que seja necessário para a prestação do serviço é considerado como despesa.
Ferramentas para Livros Contábeis
Você até pode se perguntar “tudo isso o app do banco faz”. Mas bancos também erram, mais do que eu gostaria de admitir. E o extrato bancário não vai demonstrar lucros e prejuízos.
Sua conta bancária pode estar positiva em R$500 e mesmo assim você ter um prejuízo de R$1.500. E por isso é vital manter registros de todo movimento financeiro.
Para isso quais ferramentas usar?
Lápis e papel: clássico, porém nada sustentável e tem que fazer os cálculos manualmente é vulnerável a erro;
Planilha do excel ou google ads: requer anotação manual de cada item que entra ou sai, porem o calculo é automático com fórmulas;
No site da Nathalia Arcuri - Me Poupe, tem boas planilhas;
Estou testando alguns apps para indicar aqui;