




Parece óbvio, mas existem muitas coisas que as pessoas não sabem sobre os ensaio de gestante. Vai muito além de local, roupas e maquiagens…
Quero compartilhar aqui um pouco da minha experiência como fotógrafa profissional e como gestante também, por isso pode anotar todas as dicas que eu vou dar e mandar para aquela pessoa maravilhosa que você sabe que está grávida e não pode perder o registro desse momento mágico.
Sumário
Composição
Uma das coisas que eu mais amo na fotografia de gestantes é a infinita possibilidade de explorar a criatividade que ela permite.
Como fotógrafo esse é o momento ideal para explorar cores, ângulos e diferentes lentes. É um momento especial que devemos representar a felicidade e amor que aquela nova vida traz na vida da futura mamãe e todos os envolvidos.
Fotógrafos: Quando fotografamos crianças e bebês somos forçados a assumir a liderança na maioria das vezes, então quando podemos realmente parar por um momento e compor uma cena mais interessante, pode ser difícil pensar no local. Diminua a velocidade e planeje em sua cabeça antes da sessão algumas coisas novas que você gostaria de experimentar ou experimentar. No final desse artigo tem a minha pasta de inspirações no pinterest, vale a pena conferir.
Fotografar apenas o “barrigon” tornou-se o clichê durante as sessões de gestante. E, embora eu ache que essas fotos podem ser divertidas, apenas certifique-se de incluir os rostos também.
Emoção
Você está gestante e procurando um fotógrafo? Maravilha! Esse é o momento mais importante, você deve reunir o máximo de informações possíveis sobre as suas expectativas.
Selecione fotos de inspirações (se ler esse artigo até o final, pode acessar a minha pasta de inspirações no pinterest). Veja o trabalho dos fotógrafos, escolha alguém que tenha o estilo de fotografia que você deseja, não adianta escolher um fotógrafo pela fama e pedir para ele mudar o estilo… não vai ficar legal o resultado final. Por exemplo, eu amo de paixão fotografar minhas gestantes e tenho um carinho muito especial, mas se a pessoa espera algo diferente do que é meu estilo eu prefiro indicar para outro colega. Não gosto de decepcionar ninguém, mas nem todos os fotógrafos fazem isso.
A maioria das pessoas se sente tão boba na frente de uma câmera (pelo menos eu sou assim), mas é perfeitamente normal e um ótimo aquecimento para futuras fotos de recém-nascidos.
O ensaio de gestante é o momento de focar nas emoções que você está experimentando. Vamos usar os hormônio em nosso favor, esse é o momento de pensar nos momentos futuros quando o bebê estiver aqui, como será o rostinho, as roupinhas, os sorrisos… Se você pensar nisso, as emoções vão transparecer na linguagem corporal e as fotos ficarão belíssimas.
Localização
As opções são quase infinitas, você pode fazer o ensaio (ou ensaios) em qualquer lugar, desde cenário urbano a natureza. Você pode fazer em casa, no shopping, no parque, em estúdio. Tudo vai depender apenas de um detalhe: SUA HISTÓRIA + SEU DESEJO.
Eu particularmente amo o sol, a luz natural valoriza tudo e todos, por isso gosto de ensaios externos em praias e campos, com muita natureza. Mas confesso que durante a minha gravidez fiz todo tipo de ensaio, exceto praia por que não tinha como ir na praia, fiz em um parque de diversões, em casa, em campo, na floresta… e você? Do que você gosta? O que te representa?
Lembre-se de pesquisar as limitações do lugar. Alguns parques e jardins não permitem uso de balões ou confetes, em respeito a fauna e flora. Alguns lugares tem limitações com horários. Normalmente os fotógrafos sabem informar essas coisas.
Uma coisa é indispensável: SEGURANÇA! Não esqueça que você pode não estar cansada agora (com poucas semanas de gestação), mas quando estiver na época de fazer ensaio com 20 e tantas semanas, a coluna já não é a mesma. Evite locais quentes ou que exijam longas caminhadas e muito esforços físicos. Leve sempre alguém com você para te ajudar a carregar suas coisas, é seu dia de princesa!
Roupas & Acessórios
“O que eu devo vestir?” Essa é a pergunta mais frequente que recebo de futuras mães antes da sessão e é ótima! Eu sempre digo a elas “não escondam a barriga… é o foco principal das fotos hehe!”
Aqui depende muito do lugar, do gosto e estilo da gestante. Podem ser roupas casuais ou até mesmo as clássicas de gestantes.
Não esqueça de ter conforto em mente! Nada de roupas quentes e desconfortáveis!!
Quando devo fazer o ensaio?
QUANDO VOCÊ QUISER, se quiser fazer acompanhamento todo mês, faça… se quiser só com o barrigão já grande (é no final do 2º trimestre, com 28 semanas mais ou menos). Para quem não é a primeira gestação a barriga cresce mais rápido, viu?
O que eu normalmente recomendo é que seja feito antes das 35 semanas. Antes de todo o cansaço pesado, inchaço e desconforto comece de verdade. Depois de 35 semanas é até difícil sentar e levantar, juro! Não tem coluna que aguente. Nesse período também há menos chances do bebe querer nascer antes (acontece muito!).
Converse com o fotógrafo que você escolheu e decidam juntos quanto é a melhor época de fazer as fotos sem correr nenhum risco desnecessário!
Sempre respeitem os limites dos corpos de você! Tem uma pessoa morando em você.
Quem deve participar?
Todo mundo que você acha importante nesse momento, pode ser muito egoísta e ser só você! Grávida tem licença poética para pensar somente em si!
Eu gosto muito de fotografar a família, você tem outros filhos? Deixa eles fazerem parte desse momento também, mas dependendo da idade deles, um ensaio muito “clássico” pode ser estressante e ninguém se diverte. Quando tiver crianças pequenas é mais legal fazer o ensaio em casa ou em um parque onde eles possam correr e se divertir.
Pode pets? CLARO QUE PODEM! Sempre pesquise muito bem sobre os locais onde você quer levar o seu pet, veja se é permitido ou não.
Inpirações
E ai? Já esta empolgada para começar a registrar a história de vida do seu filho?
Todas as decisões que levam ao resultado final do ensaio dependem somente do que você quer mostrar pro seu filho daqui uns anos. Como você quer que a história dele seja contada?
Eu garanto que não existe momento mais único do que a maternidade, desde que fazemos xixi no palito e vemos aquele positivo até os momentos de birra do baby. Cada segundo é válido para ser registrado.
Se você quiser fazer esse registro comigo, será um prazer participar desse momento tão importante da sua vida, basta clicar aqui e me enviar um email que eu vou conversar com você. Se não morar em Belém, podemos dar um jeitinho nisso!
Deixe um comentário