Oi gente, deixa eu me apresentar pra quem ainda não me conhece e achou essa postagem no google. Eu sou Glaysianne, cearense, 32 anos formada em administração de empresas e mãe de um lindo menino chamado Arthur. Quando eu descobri que estava grávida me vi na posição de “agora eu preciso trabalhar com o que eu realmente amo” ou viver uma vida de trabalho sem paixão nenhuma. Larguei o mundo corporativo para me dedicar a fotografia e não me arrependo nem um pouquinho.

Viver a experiência de ser mãe levou a me especializar em fotografia de familia, simplesmente por amar a maternidade, bebês e crianças. Meu estilo de fotografia é bem simples, eu fotografo com luz natural e valorizo a espontaneidade nas fotos.

Aqui juntei as perguntas mais frequentes sobre fotografia de parto e tentei explicar dando a minha opinião mais sincera sobre o assunto. A maternidade é um momento mágico e muito difícil de ser vivido. Somente que é mãe sabe do que eu estou falando.

Se você está gestante e quer saber mais sobre fotografia de maternidade (gestante, parto, newborn e infantil) recomendo que você leia todo esse artigo e se tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo aqui.

Dúvidas mais frequentes sobre Fotografia de Parto

  • O que é registro de parto?​

Na minha opinião, registrar o trabalho de parto (e cesáreas também) é uma maneira de lembrar aqueles momentos especiais durante o parto, nascimento e as primeiras horas após o nascimento. Não é algo que seja “nojento” ou “desagradável”. O nascimento é BONITO, poderoso, cheio de emoções e é sobre AMOR. Devo dizer que não se trata de tirar fotos de suas partes íntimas, mas de tudo o que está acontecendo ao seu redor que você talvez não perceba, pois está trabalhando duro para parir.Por que contratar uma fotógrafa para registrar o seu parto?​

Primeiro, e acima de tudo, o nascimento de seu filho é algo que deve ser lembrado para todo o sempre. Segundo, contratando um fotógrafo para registrar o parto, você e seu acompanhante poderão se concentrar no trabalho de parto e não em quem tirará fotos desse momento tão especial.

O fotógrafo estará focado na fotografia, responsável por capturar todos os detalhes do processo, a conexão que você compartilha com o seu acompanhante durante o parto e quando você encontra o seu bebê pela primeira vez, todos os pequenos detalhes. Primeiro olhar, primeiro beijo, primeiro choro, primeira amamentação serão alguns momentos eternizados.

  • “O pai do meu filho não tem certeza se devo ter um fotógrafo no momento do nascimento”​

Eu acho que há um equívoco sobre O QUE É A FOTOGRAFIA DO PARTO. Seu parceiro deve saber que um dos principais objetivos de um fotógrafo de nascimento é permitir que ele seja um suporte para a mãe durante todo o trabalho de parto e se concentre em VOCÊ, em si e no bebê. Além disso, a maioria dos pais com quem conversei mencionou que sua principal preocupação é a privacidade e / ou uma sala cheia. Sou considerada uma “fantasma”, o que significa que permaneço o mais longe possível e capturo tudo o mais silenciosamente possível. Eu sempre recomendo que minhas clientes agendem a reunião de pré-consulta junto com o parceiro para que possam fazer qualquer pergunta que possam ter.

No caso de seu parceiro ainda não estar confortável, ofereço sessões Newborn Documental que acontecem dentro da primeira semana após o nascimento do bebê na sua própria casa.

  • “Fico preocupada com a minha privacidade, não quero as minhas imagens publicadas online”​

A privacidade dos meus clientes é MUITO importante para mim. Eu tenho plena consciência de que nem tudo deve ser postado online. Sempre converso muito com as minhas gestantes sobre o parto e sempre peço aprovação de fotos que desejaria postar online. Somente compartilho o que a gestante permitir e nada mais.

Assim como algumas pessoas querem que TUDO seja fotografado durante o trabalho de parto, algumas querem apenas detalhes específicos. Por isso é MUITO importante conversar antes do parto e deixar claro o que você espera dessas fotos e o que te deixa confortável.

É O SEU MOMENTO ESPECIAL e de ninguém mais! Saiba que independente da sua preferencia você é quem tem a palavra final quanto ou quão pouco eu vou fotografar e/ou compartilhar.

  • Quando começar a procurar um fotógrafo para o parto?​

Eu gosto de agendar uma reunião para tirar todas as dúvidas e principalmente entender mais sobre a gestante. Eu recomendo procurar fotógrafos e entrevistar todos desde o momento que descobrir a gravidez. Sim, parece antecipado demais, porém é a melhor forma de se programar com os gastos. Ter filhos não é algo barato, tem muita coisa no enxoval.

Sempre que minhas gestantes decidem registrar o parto comigo, fazemos a reserva do período de previsão para partos normais e agendamento de data para cesáreas. Mas eu sempre estarei em contato para saber como está a gestação, principalmente para as que possuem risco de parto prematuro.

Se quiser marcar uma reunião comigo, basta mandar mensagem no meu WhatsApp e agendamos um suquinho.

  • “Glay, você viaja para fazer o registro do meu parto?”​

Ahhh, essa é uma pergunta que eu sempre recebo. E amo! E a resposta é sempre: CLARO QUE VIAJO! Mas é preciso entender que existe o risco de eu não conseguir chegar a tempo, caso o baby decida nascer antes. É um risco que se corre mesmo quando estamos na mesma cidade, alguns partos precisam acontecer imediatamente pelo risco e não há nada que possamos fazer além de torcer pela saúde da mãe e do bebê. Quando isso acontece e eu não consigo registrar o parto, transformamos o registro do parto em um super Newborn Documental.

  • “Durante o parto o fotógrafo interage com a equipe médica / acompanhante / doula?”​

Não posso responder pelos outros fotógrafos, mas eu sempre fico a maior parte do tempo quieta e respeitando a privacidade e momento vivido por vocês. Isso não significa que não vou interagir com alguém na sala, mas somente se alguém precisar que o faça. Meu foco total é registrar esse momento mágico que você me escolheu para fazer.

  • Durante o parto se usa flash?​

Prefiro não usar um flash e só utilizarei um flash se a iluminação da sala não for ideal e afetar a qualidade das imagens (com sua permissão). O flash (se for preciso utilizar) será usado de forma discreta e de forma alguma deverá perturbá-lo. Se você preferir que eu não use flash, precisarei de pelo menos uma lâmpada para fornecer luz. Embora eu tenha uma câmera que funcione bem em condições de pouca iluminação, a maioria das imagens terá uma aparência mais granulada caso eu não use um flash em uma atmosfera de pouca luz.

  • Quanto tempo você vai ficar depois do nascimento?​

Permanecerei enquanto você estiver em trabalho de parto ativo. Ficarei durante todo o trabalho de parto ativo e de uma a duas horas (pode variar de acordo com o serviço contratado) após o nascimento do bebê para capturar aqueles primeiros momentos especiais da vida com a familia.

  • Quando eu devo te ligar para avisar que estou em trabalho de parto?​

Assim que você “pensar” que está em trabalho de parto. Isso me dá tempo para planejar os cuidados com meu filhs e outros detalhes que eu precisaria resolver. Preciso saber quando o trabalho de parto começa e gostaria de ser atualizada durante o progresso de evolução do parto.

Se você estiver recebendo avaliações vaginais, eu gostaria de ser chamada quando você atingir cerca de 5 cm ou 6 cm ou quando a transição ou trabalho de parto ativo começar. Se você não estiver recebendo avaliações vaginais, deve planejar que eu esteja lá quando as contrações durarem um minuto a cada 3-4 minutos. Lembre-se de que posso precisar de até 2 horas para cuidar do meu filho para poder registrar o seu parto. Você pode me contatar através de whatsapp, e-mail, instagram, por onde quiser, mas de preferência ME LIGA! Não importa o horário.

  • Entrei em trabalho de parto as 2h da madrugada, o que eu faço?​

Depois que você completar 38 semanas eu estarei de plantão 24 horas por dia pra você. Não pense duas vezes antes de ligar! Me avise que está em trabalho de parto e ou organizo minhas coisas para ir te encontrar.

  • Se meu bebe nascer prematuro e não pudermos fazer as fotos?​

Se o seu bebê decidir chegar antes da data prevista e não for possível fazer as fotos do parto, o dinheiro que você pagou será revertido para uma sessão Newborn Documental na sua casa com toda a família, quando for seguro para o bebê.

  • Eu não quero parto normal, você também fotografa cesárea?​

Claro que sim! Porém, isso precisa ser conversado com o seu médico obstetra e com o a instituição onde você será operada. Se todos concordarem, eu estou completamente disponível para fotografar uma cesariana.

Esteja ciente de que existe a possibilidade da maternidade não permitir a entrada de fotógrafo. Neste caso, eu posso ficar com você e registrar os momentos pré e pós parto. As cesarianas programadas estão disponíveis a um preço com desconto, veja aqui os valores.

  • E se eu precisar ir para uma cesárea de emergência?​

No caso de uma cesariana de emergência, depende da maternidade e do médico responsável pelo parto permitir a minha entrada na sala de cirurgia ou não. Se não for possível fazer as fotos do parto, o dinheiro que você pagou será revertido para uma sessão Newborn Documental na sua casa com toda a familia.

  • Precisa de autorização do hospital ou obstetra para fotografar o parto?

Sim! Para estar seguro, discuta seus planos para parto com antecedência com seu obstetra e / ou doula. Além disso, verifique as políticas do hospital em relação à fotografia. Se você está tendo um parto em casa, depende de você e sua equipe de parto.

  • Quais outros tipos de fotografia você faz?

Sou especialista em fotografia de maternidade e tudo que ela envolve. Desde gestantes e partos até fotos de recém nascidos em casa na primeira semana de vida (sem poses e acessórios desconfortáveis). Vou listar aqui todos os tipos de fotografia de maternidade que podemos fazer. Se lendo a lista você quiser criar uma categoria nova, fique a vontade para me mandar uma mensagem e contar a ideia. Amo novos desafios!

 

  • Anúncio de gravidez
  • Ensaio de gestante
  • Acompanhamento de gestante (evolução da barriga a cada 4 semanas)
  • Recém nascido (Newborn) –  clássico e lifestyle
  • Sessão amamentação
  • Sessão mamãe & bebê
  • Despedida de amamentação
  • Acompanhamento do primeiro ano de vida do bebê
  • Smash the cake
  • Ensaios infantis

E aí? Gostou de alguma dessas ideias? Se tiver pensado em alguma categoria que eu não listei pode me mandar mensagem aqui.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *